Programa - Baião - Recriação Histórica

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Comemorações 500 Anos Foral da Teixeira - Baiao - 31 Maio e 1 Junho de 2014

RECRIAÇÃO HISTÓRICA DE BAIÃO

Recriação Histórica Baião - 2017 - 10 e 11 de junho

Folheto do Evento

Programa Detalhado AQUI

 

março 2017
ÉPOCA MEDIEVAL

A primeira referência documental à “Terra de Bayam” surge num documento datado de 24 de março de 1066, o que prova que nesta data a Terra de Baião já se encontrava estruturada e que resultou da fragmentação do amplo território de Anégia nos inícios da segunda metade do séc. XI, realizada pelo Rei Fernando Magno (Rei de Leão). Na época, Baião estendia-se desde os Rio de Galinhas  e Ovelha abrangendo toda a Serra da Aboboreira, o vale de Ovil e a Serra do Castelo até aos rios Fornelo e Teixeira. Encabeçava a Terra de Bayam o castelo senhorial localizado no atual morro do Castelo de Matos.

A Recriação Histórica de Baião comemora então os 951 anos desta primeira referência documental, selecionando a época medieval como a única temática a recriar na Vila de Baião nos dias 10 e 11 de junho.

A abertura do evento será marcado por um cortejo histórico seguindo-se como vem sendo habitual muita animação musical, teatral, dança, tasquinhas e mercados. Convidamos todos os munícipes a associarem-se a esta iniciativa inscrevendo-se através de recriacaohistoricabaiao@gmail.com.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal